Faz seu corre

Rider

A empresa de chinelos, slides e papetes do Grupo Grendene completou 35 anos em 2021. Sem medo de se reinventar e assumindo a sua jornada pela sustentabilidade, a Rider nos encomendou o projeto de revisão e evolução da sua linguagem e, também, a jornada de conteúdos que culminou com a campanha de celebração do seu aniversário. Nossa entrega incluiu o Branding, o Planejamento Estratégico, e a criação e produção de todos os conteúdos em 2021.

Nossa abordagem aconteceu em duas frentes simultâneas. De um lado a criação, o planejamento de comunicação e a produção de conteúdo always on para as redes sociais e canais digitais da marca; do outro, a reorganização e o desenvolvimento de uma nova linguagem. Em dinâmicas integradas com o time da Rider, revelamos a essência de uma marca que fortalece corres culturais e encoraja a expressão individual como forma de gerar ideias e movimento.

Criamos um sistema modular de identidade visual que permite o movimento e evolui constantemente, como a própria marca. Uma linguagem fluida, que traduz a estética de quem “faz seu corre”, põe a mão na massa, chama a responsa e aprende fazendo. Combinando expressões desenhadas e escritas à mão com a família tipográfica GT America, abrimos novas camadas na linguagem que reforçam o atributo de colaboração, de fazer junto. Rabiscos, setas, marca texto, linhas e traços representam o corre de quem faz. Texturas como tecido, papel, tela e asfalto traduzem o universo físico e os meios de criação dos fazedores. Para orientar o uso desses elementos no processo de produção de produtos e campanhas, criamos um guia de captação de conteúdo simples e didático.

No sistema de linguagem mantivemos o verde Rider como a cor principal. Além de ganhar força quando combinada com o branco e o preto, sua aplicação orientada permite destacar informações na comunicação visual da marca. Exploramos brancos mais frios (cinzas) para compor territórios e texturas como asfaltos, muros e pedras; e os brancos mais quentes para representar o lado mais humano da marca (tons de pele). A paleta secundária serve para acompanhar as tendências e variações de uma marca de Moda, segmento que vive em constante transformação.

A metodologia do Grupo Sal foi assertiva. Tornou o processo prazeroso e colaborativo do nosso grupo de trabalho. O resultado final foi um excelente Brand Guide com direcionamento claro e objetivo, e uma linguagem estruturada que refletiu a essência da marca

Alexandre Reis (Gerente de Marca e Comunicação Rider)

Ao longo de 2021, criamos diversas campanhas de conteúdo para a Rider. Histórias com significado sobre seus produto contadas por meio de vídeos, fotos e entrevistas com influenciadores que reforçam o espírito fazedor da marca.

O exercício de identidade por meio da linguagem cria uma cultura clara e forte, capaz de inspirar e orientar todos que se relacionam com ela. Na produção de conteúdo, colocamos em prática o exercício de identidade da Rider: uma empresa que encoraja atitudes criativas, promove expressões culturais e fortalece a conexão entre pessoas, ideias e atitudes. 

Com a nova linguagem, partimos para o grande desafio: criar a campanha de 35 anos da Rider. Um momento único e especial na história de uma empresa 100% brasileira, que também comemorava os impactos positivos da primeira década do Programa de Desenvolvimento Sustentável (Grendene). 

Na estratégia de Planejamento Digital, dividimos a celebração dos 35 anos em dois momentos dentro do propósito de marca revelado no processo de Branding da Rider: “Recriar Futuros, Juntos”. Uma frase que aponta para uma empresa em constante evolução e transformação (Recriar), que avança na redução de impactos de sua produção no planeta (Futuros), que trabalha coletivamente (Juntos). Na primeira fase da campanha, recriamos conexões entre passado-presente-futuro com os fazedores Martinho da Vila, Rapadura e Kaê Guajajara, representantes de diferentes gerações e territórios da nossa cultura.

Na segunda fase da campanha de 35 anos, mais um desafio: comunicar o corre da Rider pela sustentabilidade. Para apresentar o Programa de Desenvolvimento Sustentável da empresa de uma forma dinâmica e didática, nossa equipe de Conteúdo foi até a fábrica da Grendene em Sobral (CE) para filmar e fotografar as operações e, sobretudo, apurar as densas informações sobre os atributos de sustentabilidade dos produtos Rider R4. Transformamos a apuração em grandes histórias contadas nas redes em parceria com os influenciadores Caio Braz, Maria Xiló e, mais uma vez, Rapadura, o local da terra de Belchior. 

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